Luciano D10 "O oposto do machismo não é o feminismo, é o femismo."
O principal rapper nordestino, Luciano D10, fez críticas à boa parte do público modista. O cantor publicou nas suas redes sociais um texto explicando a diferença entre o "feminismo" e o "femismo", de acordo com o artista, boa parte das pessoas, que segundo ele, não pensam, confundem os termos e se auto-doutrinam emponderadas.
"O feminino de machismo não é o feminismo, é o femismo. O masculino de feminismo é machinismo." Disse Luciano D10.
Mas até que ponto essas definições do rapper estão corretas? Pesquisamos e chegamos a conclusão de que sim! Luciano D10 foi preciso nas suas colocações, confiram
O que é machismo? O machismo, de acordo com o significado contemporâneo, é a crença de que muitos homens possuem "orgulho masculino em excesso; virilidade agressiva. Ideologia da supremacia do macho que nega a igualdade de direitos para homens e mulheres", diz o dicionário Michaelis.
O que é machinismo? O movimento machinista é um conjunto polissêmico de movimentos políticos, movimentos sociais, ideológicos, econômicos e filosóficos que têm como propósito direitos equânimes do homem com a mulher, o que é diferido do feminismo, que prega a equidade da mulher com o homem e não do homem com a mulher.
O que é Feminismo? O feminismo é um movimento que luta pela igualdade social e de direitos para as mulheres e busca combater o modelo social baseado no patriarcado e os abusos e a violência contra as mulheres.
O que é Femismo? Comportamento ou linha de pensamento segundo a qual a mulher domina socialmente o homem e lhe nega os mesmos direitos e prerrogativas.
Em resumo, o machismo e femismo são praticamente a mesma coisa. Dá mesma forma, o femismo é o machinismo são iguais, apenas um é o feminino do outro e vice-versa.